sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ele te quer burro!



"OMG, quem é ele?"

Relaxa, cara. Tu conhece ele. É ninguém menos que o Mundo!

Não se engane!

Enquanto você está no seu quarto, twittando sobre o que você comeu a 7 minutos atrás, e achando que o Mundo te deve uma vida decente (ele não te deve nada, 'tava aqui bem antes de tu chegar!); o Mundo brinca contigo. Te usa pra te pôr de volta no teu canto no fim do dia. Mas ele só te usa com um única condição: que "voismeciê" seja burro.

Você provavelmente já ouviu a frase "no mundo capitalista de hoje em dia...". Se duvidar, já até usou em redação. Mas já parou pra pensar nessa frase? Perguntinha fora do contexto: já sequer parou pra pensar?

O Mundo hoje em dia é capitalista. E se algo existe e é amplamente divulgado sem ser ridicularizado ou banalizado, você pode ter uma certeza: esse algo dá dinheiro. Comunismo dá dinheiro, por exemplo, caso contrário camisetas do Che não seriam vendidas a 20 reais pelo Renner.

A sua pessoa, para o Mundo, nada mais é que uma forma de manter as coisas no seu duvido lugar. Você é uma engrenagem, és essencial, mas não especial.

E aqui vai a "cherry on the top", o "coup de grâce": pra te manter sob controle, você precisa ser burro.

Eu vou te dar o maior dos exemplos: China.

Um lugar do mundo cujas regras impostas pelos adultos nas crianças são as mais severas é a China. De fato, uma criança normalmente estuda 8 horas FORA da sala de aula lá. E nas férias os pais pagam professores particulares para as crianças não perderem o hábito de estudar.

Resultado: crianças crescem sem muitos amigos, sem muita brincadeira, mas o mais importante: sem aprender a pensar. A educação da China é uma fábrica em massa de zumbis, de "escravos do sistema" cuja única razão na vida é exercer sua profissão. PIB? Enorme. Qualidade de vida? Nem tanto.

Mas agora compare esse método de criação de "burros em massa" com o governo da própria China. Seria interessante se essas pessoas fossem inteligentes? Talvez.

Só talvez, né?

Não é apenas interessante que você aprenda a pensar. É interessante PARA VOCÊ, para o seu ser.

Gostaria de encerrar esse texto com um pequeno apelo:

Toda vez que você se ver ao lado da maioria, está na hora de parar qualquer coisa que estiver fazendo e reexaminar seus conceitos.

Fiquem espertos, pessoal. Só digo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário